Como Organizar
Definições para a Comissão Pró-Grêmio
Qual o objetivo do Grêmio?
Esta pergunta deve estar sempre presente na escola para que o trabalho do Grêmio Estudantil não se perca.
Objetivo é o que o Grêmio quer alcançar, a sua meta. Para contribuir com a reflexão de vocês, levantamos algumas possibilidades de organização de um Grêmio. Elas tratam de temas que serão definidos no Estatuto.
A Comissão Pró-Grêmio deve ler e responder de acordo com a necessidade da sua escola. Por isso, para facilitar o trabalho da comissão, sugerimos algumas respostas assinaladas com um “X”. São apenas sugestões e, portanto, não precisam ser seguidas. É importante lembrar que o modelo de Estatuto do Grêmio está baseado nestas sugestões.
O Grêmio possui...
um presidente.
um coordenador geral.
administração colegiada.
Chamar o representante do Grêmio de coordenador geral favorece a idéia de trabalho em equipe, em que uma pessoa é responsável por coordenar as
atividades dos outros membros da Diretoria.
É importante diferenciar coordenar de comandar. Podemos dizer que coordenador geral se assemelha a um maestro que rege uma orquestra, não a um general, que dita tarefas. Ao sugerirmos o uso de coordenador geral no lugar de presidente, não estamos apenas trocando de nome, mas propondo uma estrutura mais participativa e democrática no Grêmio Estudantil e na escola.
Quem coordena as reuniões do Grêmio?
O coordenador geral ou presidente.
Todos os diretores de forma rotativa.
Todos ou ninguém.
Outro diretor específico. Qual?
Pensamos que todos devem ter a oportunidade de exercitar a função de mediador, por isso sugerimos que cada reunião seja coordenada por um diretor
diferente, em sistema de rodízio.
O Grêmio participa de quais reuniões?
Representantes de Classe.
Conselho de Escola.
Associação de Pais e Mestres.
O Grêmio tem direito de participar das reuniões do Conselho de Escola, da APM e dos encontros de Representantes de Classe, pois aí são discutidos e decididos muitos assuntos de interesse dos estudantes. Mas para que os representantes do Grêmio, o coordenador geral e o coordenador de relações acadêmicas possam participar dessas reuniões, é preciso que isso conste no Estatuto do Grêmio. No caso da reunião da APM, o representante dos alunos deve ter mais de 18 anos.
Quantas reuniões da assembléia geral devem acontecer?
1 vez por ano e quando necessário.
2 vezes por ano e quando necessário.
Outros__________________________.
Uma Assembléia Geral por ano, com a finalidade de avaliar a gestão que está terminando e definir a Comissão Eleitoral, é suficiente. A expressão “quando for necessário” quer dizer que a Assembléia pode ser convocada quando a maioria dos diretores do Grêmio e/ou dos alunos acharem necessário.
Qual a quantidade de alunos (Quorum) necessária para acontecer uma assembléia geral?
5%
10%
15%
20%
Outros__________________________.
Quanto maior o número de alunos participantes de uma Assembléia Geral, mais legítima e representativa ela será.
Mas é muito difícil reunir todos os estudantes da escola, pois os horários não coincidem e muita gente pode não ter interesse em participar. Não é obrigatório ir a uma Assembléia Geral, mas como as decisões que serão tomadas são importantes e influenciarão todos os membros da escola, é preciso que o número de presentes seja minimamente REPRESENTATIVO. 10% do número de alunos matriculados acreditamos ser suficiente.
O Grêmio é organizado em:
hierarquia.
colegiado.
O Grêmio pode organizar sua estrutura administrativa tanto de forma hierárquica quanto de forma colegiada.
Numa estrutura colegiada, não há cargos definidos e os membros do Conselho se revezam na administração. Em uma organização hierárquica, cargos são definidos e possuem uma ordem de subordinação. Vejam o que melhor se adapta à realidade de sua escola, mas lembrem-se de que o Grêmio exige participação e responsabilidade, por isso, definir cargos pode assegurar maior compromisso.
Mesmo de forma hierárquica, propomos que as decisões de grande impacto do Grêmio sejam decididas de forma colegiada, pois a idéia de hierarquia não exclui trabalho em grupo.
Quem pode participar das reuniões do Grêmio?
Representantes de classe.
Funcionários da escola (professores, diretores, coordenadores pedagógicos).
Todos os alunos da escola.
Alunos agendados.
Só os diretores/coordenadores.
O Grêmio representa todos os alunos da escola e, portanto, todos devem participar de sua gestão.
A Diretoria do Grêmio foi escolhida para naquele ano coordenar suas atividades, por isso, tem direito a realizar reuniões internas para preparar e discutir questões que depois serão debatidas com todos os alunos.
Quem pode ser da diretoria/coordenação do grêmio?
Qualquer aluno matriculado e freqüente na escola.
Alunos do ensino médio.
Alunos do ensino fundamental e médio com exceção das oitavas e dos terceiros.
Ninguém tem o direito de vetar a participação de qualquer aluno no Grêmio Estudantil, se o motivo não estiver previsto no Estatuto. Quanto mais alunos
envolvidos no Grêmio, maior e melhor sua atuação.
Alunos do último ano do ensino fundamental ou médio também têm o direito de participar. Muitas vezes esses alunos já têm um conhecimento da escola que pode ser muito proveitoso para as propostas de um Grêmio.
A eleição do Grêmio é feita em que época do ano?
Começo.
Meio.
Fim.
Realizar as eleições no começo do ano (entre março e abril) garante uma maior participação dos alunos, pois quem está entrando no começo do ano pode
participar e quem está no último ano também.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM)
É uma instituição auxiliar da escola, que tem como objetivo contribuir com o processo educacional e a integração família-escolacomunidade.
Como a escola não tem autonomia para movimentar recursos financeiros diretamente, é pela APM que recebe e aplica recursos vindos da Secretaria de Educação ou resultante de festas, contribuições, etc.
É composta por, no mínimo, 23 pessoas (11 no Conselho Deliberativo, 9 na Diretoria Executiva e 3 no Conselho Fiscal).
CONSELHO DE ESCOLA
O Conselho é o maior órgão de decisão da escola. É composto por 40% de professores, 25% de pais, 25% de alunos, 5% de especialistas e 5% de funcionários, eleitos no início do ano.
MAIORIA SIMPLES DE VOTO
Considerando o total de votos obtidos, vence quem receber o maior número de votos (metade mais um).
QUORUM
Número de pessoas presentes em uma reunião, assembléia ou discussão.
Pode-se estabelecer um quorum mínimo, ou seja, um número mínimo de pessoas necessário para legitimar uma decisão.
Fonte: Caderno Grêmio em Forma, do Instituto Sou da Paz.
Site: http://www.soudapaz.org/
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!