O uso da boca maior do fogão, apesar de mais rápido, acaba gastando mais gás do que nas opções menores, diferente do que a maioria das donas de casa sempre pensou.
Professores da Universidade de São Paulo terminaram um estudo que vai surpreender muito cozinheiro por aí. O repórter Dirceu Martins explica o por quê.
Das bocas do fogão, o queimador que oferece mais fogo é o preferido. "Tem mais utilidade pra mim. É muito mais rápido. A chama é maior", conta a auxiliar de serviços, Sirlene Castrequini. Mas, será que compensa?
VEJA DICAS PARA ECONOMIZAR GÁS ENQUANTO COZINHA
"Economiza é claro, tempo", diz a dona de casa, Claudia Prates. A equipe de Nutrição da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto fez um estudo para medir o consumo de gás, durante o preparo de uma dupla bem brasileira: arroz e feijão.
Para o arroz, os pesquisadores usaram uma panela de alumínio de dois litros de volume e receita tradicional para cozinhar uma porção para quatro pessoas.
O feijão foi cozido numa panela de pressão de 4,5 litros, na quantidade que uma família média costuma consumir em uma semana.
Os testes foram repetidos 27 vezes, nas mesmas condições, alternando só o queimador. O resultado surpreendeu: o pequeno levou mais tempo para cozinhar, mas gastou a mesma quantidade de gás que o médio. O grande, apesar de ser cinco minutos mais rápido que os outros dois, consumiu mais.
Trocando em miúdos, para uma porção parecida com a da pesquisa, o queimador grande só serve para economizar um pouco de tempo, porque, em termos de consumo de gás, ele perde feio para os outros dois: quem usa o queimador pequeno ou o médio economiza 27% pra cozinhar arroz e 33%, no preparo do feijão.
A professora responsável pelo estudo lembra que os resultados podem mudar, de acordo com o tamanho da porção e das panelas.
"É uma ilusão pensar que o fato de cozinhar em menos tempo vai significar economia de gás", conta a professora da Faculdade de Medicina da USP-RP, Marta Vieira.
Globo.com -
24/08/09 - 20h33 - Atualizado em 24/08/09 - 21h27
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!