domingo, 19 de abril de 2009

Reunião Pedagógica - Supervisão Escolar

Um dos objetivos do trabalho da Supervisão Escolar da nossa escola é proporcionar ao professor e funcionário um espaço para discussão e debate sobre a prática desse profissional da educação.

Numa das reuniões pedagógicas organizada pela Prof Ingrid Costa, foi proporcionado aos professores e funcionários momentos de reflexão sobre a qualidade de vida dos mesmos e a oportunidade de usufruir da massoterapia (massagem relaxante) (Cortesia da escola da Prof Mariluz), como uma das opções possíveis para o relaxamento, como sendo uma atenção para o cuidado com a saúde mental e física, após o desgaste que o educador tem ao exercer a sua profissão.

Alguns professores e funcionários, gostaram da sugestão e procuraram posteriormente essa atividade para melhorar a sua qualidade de vida, pois alivia as tensões, diminuindo o stress.

Nessa visão, o trabalho da Supervisão Escolar, inclui trazer propostas para que o profissional se sinta bem em seu ambiente de trabalho e fora dele, para que se relacione bem consigo mesmo e com os outros e enfrente seus problemas com o maior equilíbrio possível.

Trabalhamos com música, arte, entre outras propostas para suavizar a mente, o corpo, o espírito daqueles que lidam com os sérios problemas da educação (falta de professores, falta de recursos, falta de condições de trabalho, falta de valorização, falta de respeito com o profissional, etc), embora haja muito empenho daqueles que ainda acreditam na educação como forma de mudança.

Sabemos que lidar com crianças e adolescentes é uma grande responsabilidade. É necessário que o educador tenha um equilíbrio e coerência nos seus afazeres. Mas trabalhando em diversas escolas, lidando com tantas pessoas diferentes e linhas de trabalhos diferentes, torna-se muito difícil desempenhar o seu papel sem passar por muita tensão. Pensando na saúde do nosso educador (todos os envolvidos com a educação da escola), procuramos buscar formas para que ele tenha um tempo para refletir como está a sua vida profissional/pessoal; apresentar opções; oportunizar o experimento; com o propósito de que possa ter uma vida mais saudável. Uma pessoa saudável é mais feliz. Uma pessoa feliz faz o seu trabalho bem. E quem sai ganhando? Todos, principalmente o nosso aluno que é a razão de ser da nossa escola.

(Prof. Ingrid Costa - Professora e Supervisora Escolar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!